sábado, 1 de fevereiro de 2014


     A grelha de observação de imagem que se segue teria como alvo os alunos do 10ºano de escolaridade, na disciplina de Português. 
     Depois da observação e da interpretação da pintura de Gustave Klimt, "As três fases da vida", teriam de preencher a grelha e efetuar um exercício de" intertextualidade" com o poema "Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio", de Ricardo Reis.



 Grelha de Observação de Imagem Fixa
 
PERCEÇÃO

Elementos que compõem a imagem



  No centro da tela, surgem três figuras humanas, provavelmente três mulheres: uma criança, uma mulher jovem e uma mulher já idosa.

IDENTIFICAÇÃO

Distribuição dos elementos na tela


  •           As personagens estão dispostas, ao centro, sobre um fundo de cor escura, na parte superior, e de tons castanhos nas restantes partes.          
  •        As duas mais jovens surgem abraçadas, cúmplices, demonstrando sinais de afeto e ternura. Estão envoltas num manto enfeitado com motivos característicos do pintor em questão, que poderão ser flores.
  •           A mais idosa encontra-se afastada das outras, nua e apresenta uma postura de desolação, de derrota.

Cores (simbologia)


  •            As cores predominantes no centro da tela são mais vivas comparativamente com o fundo negro e pardacento que completa a imagem.
  •            As cores mais vivas (em tons de azul e de violeta), aliadas ao tom dos cabelos e da pele clara e rosada das duas criaturas, representam a vida, a infância e a juventude.
  •            Pelo contrário, a mais idosa apresenta um tom de pele pardacento e sem brilho que denota a passagem do tempo, o envelhecimento. Os cabelos baços complementam a postura da figura.
  •            O negro, na parte superior da tela, representa a morte, a degradação. Ideia que também está presente na mancha preta sob os pés da anciã, talvez lembrando que o “fim” está próximo.
  •             Os tons acastanhados que ocupam quase a totalidade do quadro fazem lembrar a areia que, numa ampulheta, tem a função de contar o tempo, a passagem do tempo.
                                                   
Texturas
                                                            

  •    O aspeto rugoso do corpo da mulher mais idosa, transmitido pelas linhas que o pintor imprimiu na sua figura.
  •            A textura arenosa e áspera do fundo acastanhado a fazer lembrar a areia.
  •      A contrastar com estas texturas, destaca-se a suavidade dos corpos claros e rosados, transmitindo mais uma vez a oposição entre o novo e o velho, entre a juventude e a degradação, a decadência

INTERPRETAÇÃO
(polissemia)

Assuntos sugeridos pela mensagem




  •                   O ciclo da vida;
  •                    A inexorabilidade do tempo;
  •                    A condição humana;
  •                    O novo/o velho; o belo/ o feio;
  •                    A decadência do corpo.



Funções da imagem

Função narrativa, função estética, função simbólica.





Sem comentários:

Enviar um comentário